Os vereadores de Taperoá, preocupados com a retirada sem controle da água do açude Manoel Marcionilo, formaram uma comissão para acompanhar a retirada através de carros pipa. Esta comissão tem por finalidade fiscalizar e acompanhar a remoção desta água do nosso manancial.
A comissão é formada pelos seguintes vereadores: Antônio Vicente, Fábio Mota Sobral, Chiquinho Patativa, George Pereira de Sousa (Doutorzinho), Geovânio Gonzaga, Macilon Melquíades e Birino.
Segundo a comissão, o objetivo não é impedir a retirada, pois existem pessoas de cidades vizinhas precisando de água, o objetivo maior é buscar o dialogo com a coordenação do programa, para que divida a demanda para outros mananciais que recebem água da transposição e outros que também possuam volume de água maior que o nosso, para que seja feita justiça e nossa população não venha sofrer sem água como ocorreu em 2013.
Os parlamentares também pretendem visitar o batalhão que comanda a operação para discutir a forma da distribuição da água, já que existem outros manancias que podem também ajudar a suprir essa grande demanda.